O mercado de manutenção de equipamentos médicos deve dobrar até 2030.
Sempre que qualquer tecnologia testemunha algum avanço, os produtos atualizados são normalmente adotados primeiro nos Estados Unidos e posteriormente introduzidos em outros mercados. Estima-se que esse fator seja fundamental para o crescimento do mercado de manutenção de equipamentos médicos. Relatório da empresa P&S Intelligence estima que o mercado de manutenção de equipamentos médicos nos Estados Unidos deve aumentar de US$ 8,26 bilhões em 2019 para US$ 21,36 bilhões em 2030, e um crescimento anual de 9,2% entre 2020 e 2030. Acreditamos que o mesmo deve ocorrer com o Brasil nos próximos anos.
O mercado de manutenção de equipamentos médicos ganhou um impulso com a introdução de novas tecnologias e os desafios criados pelo COVID-19. O avanço dos instrumentos e sistemas médicos costumam inserir peças críticas para reposição preventiva e corretiva . Assim, sua vulnerabilidade a quebras e mau funcionamento permanece bastante alta, o que torna cada vez mais comum substituição / atualização de peças durante a manutenção corretiva e preventiva dos equipamentos. Além disso, uma série de dispositivos e sistemas são usados ininterruptamente em ambientes de saúde e testemunham uma grande troca de pacientes, o que os torna ainda mais propensos a colapsos.
Devido à pandemia de COVID-19, o fechamento de instalações de fabricação e operações comerciais teve um impacto negativo no mercado de manutenção de equipamentos médicos global. Como resultado, a reposição de partes, peças e acessórios para equipamentos médicos foi prejudicada. Somente depois que o bloqueio for retirado a normalidade será restaurada no setor. Esta situação evidenciou mais do que nunca a importância de ter canais alternativos para aquisição de peças para manutenção dos equipamentos médicos.
Nos próximos anos a manutenção preventiva de equipamentos médicos deve chegar a 10,4% do custo total de aquisição (TCO-Total Cost of Ownership) nos Estados Unidos. Defeitos inesperados podem atrasar os procedimentos médicos em dias e os hospitais e centros de saúde estão tomando medidas para que seus equipamentos sejam consertados regularmente, mesmo antes que ocorra um acidente. É por isso que a popularidade dos contratos anuais de manutenção e a implantação de serviços de engenharia clínica própria ou terceirizada para manutenção de equipamentos médicos está crescendo no país.
A quebra da cadeia de fornecimento observada nos últimos meses mostra a importância de manter uma rede de fornecedores de peças para equipamentos médicos, em especial os importados, para garantir um menor tempo de indisponibilidade dos equipamentos e minimizar prejuízos para hospitais e principalmente seus pacientes. A Inframed vem ampliando o seu estoque de peças para equipamentos médicos importados no intuito de agilizar a manutenção dos seus clientes, sempre agregando consultoria necessária para compra dos componentes necessários e oferecendo garantia local para os componentes ofertados.
Solicite maiores informações. Entre em contato com nossos vários canais de atendimento e solicite um orçamento sem compromisso.